Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

As primeiras impressoes


*. Cuspo: Antes mesmo de vir para a China eu já tinha ouvido a estoria de que os chineses adoram cuspir por tudo quanto é canto. E não é que é mesmo! Antes de dar os primeiros passos fora do aeroporto escutei aquele som que d'a ate nojo de ouvir... queria virar para trás para ter certeza se era mesmo aquilo que eu estava pensando... mas, preferi não arriscar.
Ainda não me habituei aos cuspos, e acredito que não vou acostumar tao cedo. Eu penso que para eles isso é normal. Tem sempre alguém cuspindo em todos os lugares: bares, restaurantes (sim, isso mesmo bares e restaurantes) nos lugares onde vendem coisas para comer, nas ruas, mercadinho... etc etc. 



2. Casa de Banho: Nos banheiros dos restaurantes, clubs, bares ( banheiros públicos  e ate em alguns lugares aqui na universidade ha apenas um buraco no chão. Na casa de banho do alojamento onde ficamos em Beijing tinha esse buraco no chão e era muito sujo (preto). Varias vezes deixei de fazer xixi e esperar ate a hora do banho, só para não usar aquele buraco no chão.


*. Lingua: Comunicar aqui na China 'e muito complicado, no inicio por causa do mandarim e de seus caracteres. Pouquíssimas pessoas falam inglês, e quando falam o sotaque 'e difícil de entender. As vezes me desespero e uso a linguagem gestual, mas nem todos  gestos são iguais. Ex:  mostrar os cinco dedos para que um vendedor chines não significa que  você quer 5 laranjas.(aqui usa se outro gesto)



*. Pessoas : Por enquanto  os chineses tem sido simpáticos,  ja pediram para tirar fotos comigo, ja elogiaram meus olhos e o meu cabelo. No outro dia fui no supermercado com duas amigas e todo mundo olhava para mim. Uns fingiam que estavam mexendo no telemóvel e aproveitavam para tirar fotos. Apesar da globalização a verdade 'e que os chineses ainda olham os estrangeiros com admiração.


*. Comida: Eu ja frequentei vários restaurantes aqui em Baoding, e o que não falta no cardápio 'e carne de porco, carne de vaca e frango. Em poucos restaurantes vi que tinham peixe no Menu.
Os pratos são geralmente apimentados e alguns doces. Eu já tive a infelicidade de experimentar um prato pensando  que fosse salgado mas no final das contas era doce e com muita pimenta (muitaaaaaaaa pimenta mesmo, e o meu nariz não parou de pingar) 


Ainda não comi peixe aqui, então  não sei dizer ao certo como são os sabores e o tempero.

Algumas vezes eu almocei nos restaurantes que ficam perto do meu dormitório  e poucas vezes experimento pratos diferente (tenho medo de decepcionar com os sabores). E sempre pergunto para as garçonetes antes de fazer o pedido se o prato 'e bom ou não, e elas sempre respondem HAO!(bom). Mas nem sempre 'e Hao!
 O que mais gosto mesmo 'e do frango com caril, batatas e salada ou carne com caril. Nesses restaurantes onde costumo comer a comida vem sempre acompanhada por sopa/ caldo de legumes.



A comida 
no restaurante do dormitório 'e boa e 'e mais barata, mas não posso chegar la no restaurante depois das 12h, caso contrario fico sem almoço  Costumo comer no almoço:  arroz, carne com batatas e aquele paozinho com carne dentro. (muiiiitooooo boomm)


ahhhhh!!  ja agora falando de pães,  na semana passada eu e umas amigas fomos para uma padaria perto de casa... e eu não resisti... provei umas 4 ou 5 dessas que estao na foto embaixo. Erammm taooo bons, uma delicia. Vê se não da água na boca!






Esta semana comemora se o The Mid-Autumn Festival ou  festival de outono  ou ainda moon cake festival. 
Moon Cake festival 'e uma festa comemorada todos os anos pelo povo chines, tailandes e vietnames e acontece no mes de setembro ou outubro de acordo com o calendário. Este ano o festival de outono foi comemorado no dia 30 de setembro. O festival 'e comemorado sempre no decimo quinto dia do oitavo mês lunar ( Coisa dos orientais).


Na universidade tivemos a nossa festa também, tinha comes e bebes e cada aluno tinha que apresentar de alguma forma o seu pais. Eu não podia ficar de fora n'e! Cantei e dancei a musica da Maira Andrade (dispidida). Nos próximos posts conto com mais detalhe.

Nos últimos 15 dias vendia se por todo lado os moon cakes, e eu tinha que experimentar, claro!! Eu e a Eliza (minha amiga brasileira que d'a aulas de português) combinamos de comprar um e..... o recheio do nosso moon cake era.... ervilhas. EEECCAAAHHH!!!
A massa do bolo at'e que era boa, mas a ervilha, hmmmmm detestei.
A Eliza ate que gostou. Como diz o velho ditado, os gostos não se discutem!









* Curiosidades:


Eficiência Chinesa: 


Vantagem: Um dia depois de chegar na minha cidade, consegui fazer o contrato de telemóvel e abrir a conta no banco ( e ter o cartão do banco no mesmo dia)
Os bancos abrem nos sabados e domingos

Desvantagem: Você não consegue fazer saque inferior a 100 RMB ou aproximadamente 15 dólares no caixa eletrônico. Se esquecer a senha do cartão (como aconteceu comigo) vai ter que esperar uma semana para conseguir desbloquear o cartão e trocar de senha.
So se troca o Euro nas segundas feiras



Clubs: Os clubs aqui em Baoding costumam fechar as 3/4 horas da manha ( pufff ve se pode!!)
ahhhh!! E as mulheres não pagam!


Nos supermercados: Você pode ver os peixes vivos e depois escolher qual você quer levar para casa ( e eles matam na hora)




ADORO: Os cachorrinhos chineses são taaaooo fofooss, uns parecem leões  cheio de pelos.
os bebe chineses também são tao fofos, ahhhh! e eles tem sempre umas calcas rasgadas no meio das pernas, para facilitar no momento de fazer xixi e pipi.




* Fuso Horario e moeda 


A China est'a 9 horas 'a frente de Cabo Verde
                       11 horas a frente do Brasil

                        12 horas a frente dos EUA



* A moeda chinesa 'e o YUAN  popularmente conhecido aqui na china por Kuai

e internacionamente po RMB.

 1 dolar = 6.28 RMB (podendo variar de acordo com o cambio do dia)
1 euro = 7.82 (podendo variar)


Em Baoding

autocarro = 1 RMB
taxi minimo = 5 RMB
Agua = 2 RMB
gelado (que eu mais gosto custa) = 1.5 RMB


No proximo post vou falar das bebidas, os chas, sucos (alguns com feijões dentro) etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário