Páginas

sábado, 13 de outubro de 2012

E AGORA? AJUDO OU NAO AJUDO ?




Aqui na China como em qualquer parte do mundo existe violência  assassinato e acidentes. Mas o que diferencia a China dos outros países ‘e que aqui ‘e cada um por si e Deus por todos (ou como diz um amigo meu’’ cada um por si e Buda por todos’’) um dia desses eu vi uma senhora, ja de idade, ela estava sentada na escada e nao se sentia bem. Eu aproximei para ver o que era, estava um senhor segurando a mão dela. Alguns minutos depois chegou a ambulância e levou ela. Eu achei muito estranho o facto de ninguém parar para perguntar o que se passava com ela. Quando cheguei no meu dormitório comentei com os colegas, e os que ja estão aqui ha mais tempo me contaram varias historias sobre os chineses e eu fiquei de boca aberta (literalmente).
Segundo os meus colegas, aqui na China se uma pessoa estiver passando mal ninguem pergunta o que se passa, ninguem para para ajudar. Todo mundo passa e so olha.

Existe uma historia (acho que todos que estudam ou estudaram aqui sabem).
Ha muito tempo atras um chines andava de bicicleta, de repente caiu e machucou muito, alguém  o ajudou, e quando a policia chegou ele disse que a pessoa que o ajudou tinha-o empurrado  A pessoa negou mas teve que pagar assistência medica e indemnização.

Uma outra historia que me contaram, ‘e de uma crianca que foi atropelada por um carro. O condutor do carro viu que tinha atropelado a crianca mas mesmo assim nao parou para prestar socorro, um segundo carro veio e atropelou de novo a crianca, que acabou falecendo. Ninguem gritou, ninguem pediu socorro, todos passavam ao lado do corpo fingia que nao viam. Horas depois a pessoa que limpava a rua arrastou o cadáver da crianca e colocou fora da estrada.

Esta não 'e apensa uma historia, 'e um facto verídico  Quem quiser pode ler a noticia e ver o vídeo do atropelamento  nesse  link embaixo.



  Os chineses preferem te ver morto do que pagar indemnização.

Detalhe: Se a pessoa que for atropelada vir a usar carrinho de rodas- a pessoa que atropelou trabalha ate o ultimo dia de vida para pagar a indemnização.


2 comentários: