Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Welcome China para os novos estudantes (ULTIMAS RECOMENDACOES )

Ola a todos,

Meus queridos caloiros, como estao os coracaozinhos? a ansiedade?
Espero que esteja tudo bem e tudo a postos para a viajem na segunda feira. Eu sei que eh impossível conter as emocoes neses ultimos dias, deixar a familia os amigos para tras e seguir rumo a um pais  distante com custumes e cultura  completamente diferente da nossa.
Pensem no lado positivo, voces sao felizardos, conseguir uma bolsa ou uma vaga para estudar na China nao eh facil, e se isso esta a acontecer em vossas vidas eh porque voces correram atras para chegarem ate aqui. 
Bom, espero que essas palavras sirvam de coragem para enfrentarem esta nova vida. 
 O meu objectivo hoje eh esclarecer algumas duvidas e acrescentar algumas dicas que esqueci de colocar no outro post.

1- Aconselho voces a trazerem um dinheiro extra para algumas despesas iniciais, porque? 
Quando os alunos chegam em Beijing recebem 1500 RMB, uma ajuda de custo, para instalacao na sua cidade e outras despesas. MAS este dinheiro nao eh suficiente para todas dispesas iniciais, apesar de que, ao chegarem na universidade recebam os 1400 RMB(licenciatura) 1700RMB(mestrado) 2000RMB(doutorado) referente ao primeiro pagamento da bolsa.

@ Alguns dormitórios ou quase todos exigem dinheiro (causao) que serve de garantia, se estragares algo, quando terminares o curso eles vao retirar do causao o dinheiro do objecto/movel que danificaste.
E em algumas universidades essa quantia eh um pouco alta, por exemplo a minha universidade, eu paguei 1000RMB = mais ou menos 170 dollar de causao 

@ Visto e Atestado Medico. 
Sim, eu ja sei que voces ja tem Visto no passaporte e tambem sei que ja teem um atestado medico. Mas isso NAO SERVE aqui na China. O visto que voces teem eh para entrarem na China, quando chegarem nas vossas cidades vao ter que dar entrada num novo visto e para isso, para conseguir um visto de residencia, precisam fazer um novo atestado medico. Nao sei quanto custa em cada cidade mas vou dar meu exemplo. Aqui nos pagamos 800RMB para o Visa +300RMB para o atestado medico. Tem cidades que custa mais ou menos isso e em outras um pouco menos

2 - Algumas pessoas me perguntaram sobre dormitorio, quartos etc. Para os estudantes de licenciatura normalmente costumam ter colega de quarto, 2 em cada quarto.
Para os de mestrado, algumas universidades oferecem single room, outras nao (meu caso)
Os estudantes de doutorado costumam ter um quarto so para eles.
Outra pergunta que muitos teem feito, os 1400, 1700, 2000RMB eh uma quantia suficiente para viver na China??! Na verdade isso depende da cidade em que cada um vai viver, existem cidades em que tudo eh um pouco mais caro, e existem outras que nem tanto. 

Uma coisa eu garanto, com essas quantias, de fome ninguém vai morrer. Mas como diz o ditado; nao eh so de comida que vive o homem (hahhahahahahahahahha)

3- Meus queridos e queridas quando forem trocar ou se ja trocaram dinheiro ( dollar ou euro) observem bem as notas, nao podem ser velhas, antigas, rasgadas, com tinta, com manchas. Tem que ser uma nota boa, limpa(se eh que me entendem)

Eu sa'i de CV com duas notas de 50 dolares ''introcaveis''   fiquei 9 meses com essas notas ate que um amigo meu que ia para CV levou os de volta para minha mae para ver se conseguia trocar na mesma pessoa que as tinha me dado.
As notas eram verdadeiras, mas uma estava rasgada numa das extremidades e a outra (disseram que era uma nota antiga)
Quando chegamos a Etiopia tentei comprar uns chocolates no Dutty Free mas recusaram as notas, cheguei na minha cidade tentei  trocar no Bank of China e também  recusaram. Então prestem atenção as notas para nao ficarem sem os vossos dindins :)

Bjinhos e Boa Viajem :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário