Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Wo bu huì shuo zhongguó huà - Eu não falo Chines

 AAAAAAAAHHHHHHHHHH!! Amanha, dia 27 faz dois meses que deixei Cabo Verde e vim pra China!! já estou com muitaaaaasssss saudadess de casa, do meu quartinho quente, da minha mae, meu pai, meus familiares e amigos. Saudades também de sair para fazer reportagens, saudades dos meus colegas jornalistas, saudades do pessoal da Record Cabo Verde. IMENSAS SAUDADES.





你  吃  了 吗 ?/ Nǐ chi le ma? ou Você já comeu?



Ola meus amigos!


Vocês já comeram? Aqui na China quando encontras com um amigo chines a primeira coisa que ele te pergunta é ; você já comeu? Eu acho muito engraçado chegar na pessoa e perguntar se ja comeu. Ainda nao sei qual é a reacçao quando a pessoa responder que ainda nao comeu. (será que pagam a refeição? heheheh) Vou tentar descobrir.
Eu estou adorando viver na China! Todos os dias descubro uma coisa nova. Mas o que dificulta um pouco é não saber falar o chines. Eu estou estudando a língua chinesa mas ja conheço algumas palavras e ja sei dizer em mandarim que quero comer carne de porco, vaca, galinha, beber agua, cafe, cha, leite, perguntar o preço e até aprendi a pechinchar. Querem ver?
Duoshǎo qián?- quanto custa?

Credoooo tai gui le!!- Credoo está caro!

pian yi dian - abaixa o preço!



Bom, o credo ainda nao aprendi como se diz em Chines. Mas eu falo sempre credo ta gui le.

Ahh também aprendi a dizer Wo bu huì shuo zhongguó huà = eu não falo chines.
Mas esta frase não funciona muito nao! Nos lugares onde tem muitas pessoas, como restaurantes, supermercados, shoppings, parques tem sempre um, ou uma chinesa que chega perto para falar comigo. Nos meus dias de sorte encontro algum chines que fala um pouco de inglês,  mas geralmente falam em chines e nao entendem titica de inglês.
Aí então digo Wo bu huì shuo zhongguó huà. Mas parece que eles entendem SIM, SIM EU FALO CHINES!!
E fazem milhares de perguntas e eu repito Wo bu huì shuo zhongguó huà, e continuam perguntando.


Quando eu nao estou com muita paciência a unica solução é fingir de muda. So falo ahn? ahn? ahn? 

Preciso urgente saber falar bem o chines.


 A MINHA CLASS ROOM NUM DIA MUITO FRIIIIOOO- QUASE NINGUEM FOI NA AULA.






                    ENCONTREI POR AI ...







ACHEI MUITO LINDO, QUERO UM ROSA PRA MIM MAMAE :)




ANDANDO DE ...  ACHO QUE É TAXI



A MINHA ROOM MATE QUERIA PORQUE QUERIA TIRAR UMA FOTO COM O TIO. ENQUANTO ISSO EU ...




 ... CONTAVA AS MOEDAS PARA PAGAR. A CARA QUE O TIO FEZ É MUITO ENGRAÇADA. ÉH A VIDA DE ESTUDANTE NAO É FÁCIL NAO!


2 comentários:

  1. Oi Zuleica,gostei do seu blog, alías vou fazer o mesmo que tu, criar um.Em relação ao "Nǐ shi le ma?" segundo a minha grande professora de chinês Puo, ela nos disse que na China essa frase tem o mesmo segnificado que "como estás?", ou seja,se já comeste e porque estás bem ;) segundo aquela professora os chineses começaram a utilizar "Nǐ chi le ma?" como forma de saudar porque a muito tempo atrás teve uma guerra agora não me lembro qual era o motivo da guerra, então os chineses sofriam de fome e não tinham nada para comer. daí canalizaram o termo "Nǐ chi le ma?" como forma de dizer "tudo bom?".

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Edmir, obrigada por gostar do blog, neste espacinho conto as minhas experiencias aqui e ao mesmo tempo tento mostrar a China, a China que muitas vezes eh vista de outra maneira por nos ocidentais. Aprecio a cultura chinesa e fico feliz porque as pessoas leem o que escrevo.

      Excluir