Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Novos Estudantes Caboverdianos na China

Ola meus queridos, como estão?

Desculpem por não ter passado aqui antes, estava um pouco busy, mas ao mesmo tempo ansiosa para contar para vocês as novidades.

Os novos estudantes cabo-verdianos ja estao na China ha  uma semana. Chagaram na quarta feira passada dia 04 de setembro. Eu e a Sonia (representante da Embaixada de Cabo Verde na China) fomos receber esses alunos no aeroporto em Beijing. Ficamos uns 40  minutos a espera ate que começaram a sair os primeiros estudantes.
 Mas antes disso centenas de estudantes saíram da sala de desembarque, porem nenhum deles tinha características de  caboverdiano. Somos africanos mas temos algo  que nos diferencia dos demais africanos, a postura, o comportamento, o que nos leva em varias situações reconhecermo nos uns aos outros.
Quando vi o David, Silvio e o Ricardo, os primeiros a saírem, gritei ´´ehhh Caboverdianos!!! Depois disso era so alegria, começaram a sair aos poucos, muitas caras novas, algumas conhecidas, enfim muita gente bonita.

Eu estava delirando de alegria, afinal fazia um ano que eu não via tantos caboverdianos assim, e todos muito simpáticos. Acho que nunca falei crioulo tao fluente como naquele dia, parecia mesmo um papagaio.

Depois dessa recepção calorosa, entramos no autocarro que o Conselho de Bolsas envia sempre que chegam grupos de estudantes e fomos para a universidade de linguas de Beijing (BLCU) onde ficaram hospedados.
 Alguns que iam estudar em universidades em Beijing perto da BLCU foram de imediato encaminhados para suas escolas.



Depois de instalados no dormitório do BLCU fizemos uma pequena reunião para contar aos novatos a nossa experiencia  e alguns cuidados que devem ter aqui na China. 
O Mario e o Patrick como mais experientes começaram a explicar o que é e como é viver na China, e por ultimo eu, com apenas um ano de experiencia, aconselhei os a economizar :), estabelecer prioridades e como se comportar na China.

As duvidas eram muiiiiitassss, fizeram centenas de perguntas(o que é normal)

DETALHE: quase 95% das perguntas que fizeram tem respostas aqui no blog. Infelizmente poucos deles conheciam meu blog :(

Por exemplo o ultimo post que eu coloquei, os que leram vieram mais preparados. Muitos não sabiam que ao chegarem aqui teriam que ter outro visto, outro atestado medico,e pagar causao do dormitorio. 

E tudo isso custa um dinheirinho.

Em seguida fomos para o MC Donald, afinal era quase Meia noite e quase todos os lugares estavam fechados.




Na quinta de manha os estudantes começaram a receber tickets de train para as suas cidades. Meio dia alguns já estavam esperando o autocarro que ia deixa los na estacão de train. De acordo com as cidades para onde eles iam, eu contactava os estudantes caboverdianos que já residiam ali para informar o horário de saída dos trains de Beijing ,para que eles pudessem os receber nas estacoes das suas cidades.

foto 3 despedida do segundo grupo 




 A maioria  viajou na quinta feira, so ficaram 3 estudantes na BLCU, mas ja na sexta 2 estavam de partida para suas cidades.
Antes de voltar para minha cidade, deixei o William, (o ultimo estudante que ficou na BLCU) na sua universidade. Apesar de estar situada dentro da capital chinesa, a BISU fica um pouco longe das outras universidades de Beijing onde estudam outros caboverdianos. 

Chegamos ali, o William fez o registro na universidade e no dormitório(como dita a regra). Gostaria de o ter ajudado mais, mas já tinha o ticket de train para minha cidade e tinha mesmo de voltar para Baoding.
 Fiquei feliz porque ele estava praticamente com tudo arranjado. 
Ajudar o William chegar ate sua escola me fez sentir taoooo bem, eu sei que ele iria conseguir sem a minha ajuda, mas,  nao queria que ele se sentisse so, ou ficasse perdido como eu fiquei quando cheguei a China. 

Sai da BISU com sentimento de dever cumprido, e fiz tudo com muito prazer.

Desejo boa sorte a todos, novos estudantes, e muitos sucessos. Nao esqueçam dos conselhos do Mario, Patrick e da Zu ok!!! hahaahah

 Obrigada Sonia, Mario, Patrick, Carlos e obrigada Katia, Max, Tiago, Aderito, Carmen, Denzel, Caio, Kiluange e Jecson pa ter recebido nos caloiros
bjuuuuuuuuuuuuuusssssssss